Indisponibilidade do Fundo Manizola | Manuscritos
Aviso
A Biblioteca Nacional de Portugal e a Biblioteca Pública de Évora apresentaram ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) Portugal - e viram aprovada - a proposta de digitalização integral do fundo de manuscritos das duas instituições.
Desta proposta resulta um investimento superior a sete milhões de euros, correspondente à digitalização de mais de vinte milhões de imagens.
A disponibilização das imagens recolhidas implicou um trabalho de preparação que consistiu na verificação do estado de todos os documentos, inventariação exaustiva, numeração de todos os fólios e catalogação integral do fundo (para possibilitar a associação das imagens ao registo catalográfico).
Esta tarefa tem vindo a ser executada de forma prioritária desde o final de 2022 - o que tem causado alguns constrangimentos noutros serviços da Biblioteca - e estamos agora em condições de iniciar a tarefa de digitalização propriamente dita.
Por esta razão, a partir desta data, encontra-se indisponível para consulta a coleção de manuscritos do Fundo Manizola, que será o primeiro núcleo a digitalizar.
Por se tratar do primeiro núcleo a ser intervencionado, é-nos impossível prever o tempo de interdição à consulta da coleção. Após esta tarefa, já estaremos em condições de prever a duração de futuras indisponibilidades dos outros núcleos que serão digitalizados em seguida.
Contamos com a vossa compreensão, na certeza de que estamos a dar um passo muito importante na preservação dos documentos à nossa guarda e na facilidade de acesso à informação neles contida.
Continuamos a trabalhar para melhorar o serviço que prestamos a todos.